quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

POSTAGEM NÚMERO 100

Registros da História do Surf Brasileiro

Nos últimos 5 anos venho trabalhando neste projeto de pesquisa do livro “A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO” uma massa de informações incrível que foi distribuída de forma aleatória neste blog.

EM JANEIRO DE 2018 A PREFEITURA DE SANTOS HOMENAGEOU MAIS 5 SURFISTAS PIONEIROS, MANOEL DOS SANTOS OLHANDO PARA A CÂMERA
FOTO: DRAGÃO COM CELULAR

Manoel dos Santos, à exemplo de Duke Kahanamoku, tem uma medalha olímpica de natação na Olimpíada de Roma em 1960, também foi o nadador mais rápido do mundo em seu período áureo. A entrevista que fiz com Manoel está, praticamente na íntegra, na prévia do capítulo 7 do livro, apresentado aqui neste blog em 2013 – busquem o LINK no final desta postagem.


ESTA FOTO FIZ NA ACADEMIA DE NATAÇÃO QUE MANOEL DIRIGE, PERTO DO ESTÁDIO DO MORUMBI, NA CAPITAL PAULISTA
FOTO: DRAGÃO

Gravei outro depoimento muito interessante dele durante a cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Santos no dia 26 de janeiro. Na foto também aparece outro pioneiro homenageado, Paulo Miorim, que tem colaborado com muitas informações em meu projeto de pesquisa do livro. Miorim esteve envolvido com as pranchas GLASPAC, a primeira grande fábrica montada no Estado de São Paulo, aguardem entrevista com ele, já realizada e que em breve estará aqui neste blog.

UMA DAS FOTOS QUE PAULO MIORIM TEM DIGITALIZADAS. GUARUJÁ ANOS 60
ARQUIVO PESSOAL PAULO MIORIM, QUE É O SEGUNDO SURFISTA A PARTIR DA DIREITA, NA FOTO DO TOPO MIORIM ESTÁ NO CENTRO DE CAMISA AZUL

Falando em entrevistas... Esta é uma postagem comemorativa \ retrospectiva de NÚMERO 100 em meu Blog HISTÓRIAS DO SURF coloco abaixo os links para uma série destas entrevistas que coletei em meu trabalho de pesquisa.
São mais de 100 gravações e o que tenho feito é transcrever “editando”, quase sem cortes e colocando estas pérolas aqui no blog para o desfrute dos interessados em se aprofundar na sabedoria histórica destes intrépidos surfistas que esticaram a borda da prática do surf em seu tempo.
CLIQUEM NOS LINKS ABAIXO PARA CONHECER HISTÓRIAS CATIVANTES

SURFISTAS


























As competições também tiveram um espaço marcante neste blog e estarão no livro, que (sendo captado o valor de ICMS previsto), terá seu primeiro de 5 VOLUMES lançado ainda este ano.
VEJAM ALGUNS LINKS PARA POSTAGENS QUE ABORDAM

CAMPEONATOS
















PRAIAS

Outro aspecto importante para a concretização deste meu livro são as viagens de pesquisa que tenho realizado, graças ao apoio das marcas que aparecem aqui na coluna da direita deste blog, para quem navega em desktops ou laptops, nos smart phones eles não aparecem.








Para quem quiser sentir a pegada do livro, no segundo semestre de 2013 disponibilizei um aperitivo dos primeiros capítulos. Respirem fundo e cliquem nos LINKs abaixo elencados. A obra impressa certamente será diferente, mais concisa, com outra diagramação, mas o conteúdo é similar a este...









Para finalizar destaco a importante criatividade de meu maior parceiro neste projeto, Fernando Mesquita, um dos fundadores da revista Fluir e que será o responsável pelo Projeto Gráfico do livro.

Este projeto vai culminar com o lançamento de 5 VOLUMES, e um sexto no futuro mais distante, desta GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO, conheça detalhes clicando no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário