quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

MAIS TÍTULOS E A BOARD TRADER SHOW

Novos horizontes para o surf brasileiro

O bicampeonato mundial da WSL na categoria longboard para o carioca Phil Rajzman foi a melhor notícia para o surf brasileiro neste final de 2016, mas existem outros indicadores interessantes para sacudirmos a poeira e remarmos para fora desta crise.

PHIL RAJZMAN ERGUE A TAÇA PELA SEGUNDA VEZ
FOTO RETIRADA DO SITE WAVES

O primeiro título de Phil foi conquistado em 2007, na França, também em um evento único, com a presença dos principais surfistas de pranchão do planeta. Na China, na baía de Riyue, localizada na Ilha de Hainan, ao sudeste do país, já próximo do Vietnã, a qualidade do surf apresentado pelos finalistas foi espetacular, diversos hang tens foram desferidos com maestria, estilos diferenciados, cutbacks cheios de tempero e muita categoria.
O Brasil brilhou não só no masculino com Phil Rajzman, mas também no feminino com Chloé Calmon, também do Rio de Janeiro, que foi vice-campeã mundial.

IMAGEM RETIRADA DO FACEBOOK DO PAI DE CHLOÉ, MIGUEL CALMON, GRANDE EMPRESÁRIO DA SURWEAR COM A MARCA HOT STUFF E PARCEIRO DE KLAUS MITTELDORF DURANTE AS APRESENTAÇÕES DO FILME “TERRAL” NOS ANOS 70

PHIL RAJZMAN E CHLOÉ CALMON NO CENTRO, AO LADO OS OUTROS FINALISTAS DAS CATEGORIAS MASCULINO E FEMININO
PHIL PENDURANDO A BARBA EM UM HANG TEN SINISTRO
MONTAGEM RETIRADA DO FACEBOOK DO PARANAENSE JUCA DE BARROS

Na verdade, Chloé apresentou o surf mais refinado entre as mulheres e o título mundial para a jovem de 22 anos é uma questão de tempo.
As conquistas internacionais do Brasil nesta categoria datam desde 1988. No mesmo ano em que Fabio Gouveia conquistou o Mundial Amador da ISA, Rico de Souza ficou com o vice-campeonato mundial nos pranchões e logo em seguida partiu para disputar os eventos da ASP e também obteve um segundo lugar no ranking final profissional. Nos anos 1990 Picuruta Salazar despontou como o grande vencedor brasileiro na modalidade, atingindo também o segundo posto da ASP em mais de uma ocasião, Picuruta (10X campeão brasileiro), finalmente culminou com o título mundial da ISA em 2000, aqui no Brasil, em Porto de Galinhas (PE).
O longboard foi uma das categorias que estive envolvido até como competidor, durante vários anos, brevemente farei uma postagem especial com maior profundidade e destacando diversos expoentes da modalidade aqui neste blog.
Aguardem, a pesquisa para realizar meu livro pede profundidade.

Vamos continuar destacando as façanhas brasileiras deste final de 2016 e é importante citar a participação brasileira no ISA WORLD ADAPTIVE CHAMPS.

DAVIZINHO RADICAL FOI UM DOS DESTAQUES DO EVENTO REALIZADO NESTE MÊS DE DEZEMBRO EM LA JOLLA, NA CALIFÓRNIA
FOTO RECORTADA DO SITE SURFERS VILLAGE

IMAGEM RETIRADA DE PRESS RELEASE DA ISA (ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE SURF), DESTACANDO O TIME BRASILEIRO COMO CAMPEÃO DO EVENTO

O Mundial de Surf Adaptado contou com as vitórias de Fellipe Lima na categoria “Upright” e Davi Teixeira na “Assist” (em que o surfista entra com um assistente na água), fazendo com que na soma total de pontos, ajudados pelos outros componentes da equipe, fossemos sagrados os campeões.

Ainda neste mês de dezembro recebemos a notícia de que a praia da Guarda do Embaú e o estuário do Rio da Madre, em Santa Catarina, foram incluídos no projeto das “Reservas Mundiais de Surf”, isso trará recursos para a preservação desta região da mesma forma que Santa Cruz na Califórnia e Manly Beach na Austrália. Essa pérola de nossa costa merece.

IMAGEM DA GUARDA EM UM DIA CLÁSSICO. FOTO DE PLÍNIO BORDIN RETIRADA DO SITE EUROPEU SURFERS VILLAGE

No final do mês de novembro no (mais novo e reformado Pavilhão de Exposições da Imigrantes) São Paulo Expo, ocorreu The Board Trader Show, uma feira com foco na fabricação de pranchas e acessórios ligados ao surf, que objetivava a comercialização de produtos para o grande público que compareceu em peso. O evento teve diversas atrações e contou com celebridades nacionais e internacionais. Mais uma grande tacada do criativo Cláudio Martins de Andrade, fundador da revista Fluir em 1983 e que realizou as memoráveis Surf & Beach Show nos anos 1990. O mercado voltou a se reunir em um evento que tem tudo para se transformar em um sucesso ainda maior nos próximos anos.

O TRADE SHOW CONTOU COM UMA INCRÍVEL VARIEDADE DE PRODUTOS DE SHAPERS BRASILEIROS E TAMBÉM INTERNACIONAIS

O EXPERIENTE NECO CARBONE FOI O CURADOR DO EVENTO

STANDS DA MORMAII E DA SHINE SURFBOARDS, COM O CORREDOR CHEIO. DÁ PARA SENTIR O ASTRAL DA GALERA QUE AGUARDAVA UM EVENTO AGREGADOR COMO ESTE

O FOTÓGRAFO SEBASTIAN ROJAS EXPÔS ALGUMAS DE SUAS OBRAS DE ARTE EM FORMA DE FOTOGRAFIAS
DANIEL FRIEDMANN, AGACHADO ANALISANDO OS SHAPES, TEVE UMA PRANCHA DE SUA AUTORIA DE 1978 REPLICADA POR 8 DIFERENTES SHAPERS
IMAGENS RETIRADAS DO SITE WAVES

A Board Trader contou com diversas atrações e pela receptividade do público e também dos empresários que investiram em stands, tem tudo para se transformar em mais um “patrimônio” do surf brasileiro, marcando sua presença na história da evolução do esporte e como este vai se adaptando e encaixando com as tendências do futuro.
Falando em futuro, um dos destaques foi o prêmio recebido pelo renomado shaper paulista, hoje radicado em Florianópolis, Avelino Bastos, que foi premiado com a “Inovação do Ano – Best In Show”, patrocinado pela Osklen, pela construção de uma prancha Tropical Brasil, com materiais de alta tecnologia e a aplicação do OPIFEX, um incrível aparelho de telemetria. O OPIFEX é instalado no bottom da prancha e através de um aplicativo (por celular, ou num computador comum), o surfista consegue ver detalhes de seu desempenho em cada onda. O equipamento capta, armazena e transmite informações do movimento da prancha, que podem ser vistas em tempo real, ou analisadas com calma em casa, à noite, até acompanhadas de vídeo, caso as ondas tenham sido gravadas por um amigo, transformando-se em mais uma incrível ferramenta de progresso para os surfistas.

IMAGEM DE AVELINO BASTOS, CAPTURADA DO FACEBOOK DA OPIFEX

Vejam o que Avelino declarou sobre este novo artefato que vem sendo pesquisado há alguns anos: “A prancha Tropical Brasil foi premiada como “Best In Show – Inovação do Ano” pelo conjunto do que levamos à feira... Construção da prancha, materiais, design das quilhas e o OPIFEX, um aparelho de telemetria para surf, inédito no mundo em sua tecnologia. Tudo fruto de duas equipes, Tropical Brasil e Opifex, competentes e altamente dedicadas das quais tenho orgulho de fazer parte e liderar o departamento de design. Neste final de novembro a OPIFEX também está fazendo um grande movimento. Estamos sendo observados pelo Darwin Starter, uma aceleradora de projetos tecnológicos, que irá nos auxiliar a desenvolver e projetar para o mundo essa grande inovação de idealização e tecnologia puramente brasileiras.” 

A realização de um evento como THE BOARD TRADER SHOW é um exemplo de que sempre há espaço para investidas criativas no processo de evolução de qualquer atividade. Aqui, o que nos interessa é o crescimento do surf brasileiro e sua história, como fomos conseguindo o lugar de destaque que hoje temos no cenário internacional. São atitudes arrojadas como esta que fazem com que acreditemos que por maior que venham as crises, sempre teremos capacidade de seguir em frente, buscando sonhos maiores.

Para finalizar este post com um aspecto de performance, em meio ao Billabong Pipeline Masters, que está paralisado a espera de boas ondas, podemos destacar a bela participação do jovem Victor Bernardo, que foi convidado pelo patrocinador, como o único brasileiro em meio a 32 trialistas (na maioria havaianos especialistas em Pipe) e que chegou até a bateria final de 4 surfistas e por muito pouco não se classificou para o evento principal.

VICTOR BERNARDO SURFANDO EM PIPELINE
IMAGEM RECORTADA DO SITE SURFLINE

A expectativa é que, em uma das próximas temporadas, Victor que aos 19 anos teve a oportunidade de mostrar seu talento único neste 2016 MEN’S PIPE INVITATIONAL, seja mais um brasileiro que não vai deixar a tempestade – Brazilian Storm – acalmar.

Todos estes assuntos marcarão presença no livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO.
Para buscar mais informações: WWW.HSURFBR.COM.BR