sexta-feira, 22 de abril de 2016

SURFISTAS, PRAIAS & CAMPEONATOS

Definindo um formato de apresentação da obra

Ao conceber o livro A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO procurei padronizar a montagem, sem deixar de dar o devido peso aos verdadeiros protagonistas e procurando trazer alguns aspectos de originalidade. O fio condutor será ancorado em quatro tipos de capítulos que irão se alternando ao longo das páginas.

NO SITE DO LIVRO HÁ UM RESUMO SOBRE OS CRITÉRIOS ADOTADOS
OS SURFISTAS, AS REGIÕES DE SURF E A CONSAGRAÇÃO EM COMPETIÇÕES
INGREDIENTES PRINCIPAIS, AO LADO DA HISTÓRIA PROPRIAMENTE DITA

As páginas de abertura do livro, trazem três belas fotos envolvendo estes três temas e irão dar o primeiro impacto com momentos antigos e também mais recentes, acompanhados de legendas densas e informativas.
O PROJETO GRÁFICO DO LIVRO ESTÁ A CARGO DO PREMIADO FERNANDO MESQUITA

Originalmente minha ideia era montar um grande livro de capa dura, com 420 páginas. Ao lado de meus produtores culturais chegamos a inscrever o projeto na Lei Rouanet e durante mais de um ano atendemos a diversas exigências e alterações, vai e volta, até nos darem uma negativa em função do custo total.
Tenho uma noção exata de onde quero chegar com este projeto e, além do conteúdo escrito, a participação dos “artistas”: fotógrafos e pintores (artistas plásticos), também é fundamental. Não estou trabalhando com valores exorbitantes, mas justos e que proporcionarão uma alma visual na minha concepção desta obra.

QUADRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PREPARADO ESPECIALMENTE PARA O LIVRO
PELO ARTISTA CARIOCA LEANDRO SILVA


DETALHES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA OBRA
DUAS TELAS DE 1,60 POR O,60 M CADA

Fernando Mesquita, um dos fundadores da revista Fluir em 1983, foi a primeira pessoa que se apresentou como minha parceira neste projeto, ele é o Diretor de Arte. Eu já tinha a ideia de algumas vinhetas que ilustrariam os quatro tipos de capítulos para dar uma identidade gráfica. Fernando, conhecido como Grilão, me veio com a ideia de Tom Veiga. Eu já conhecia o trabalho dele e esta imagem da perua Kombi com uma prancha na capota foi desenvolvida através de um “rafe” de Grilão enviado para Toninho Veiga.

PROPOSTA PARA ABERTURA DE UM DOS CAPÍTULOS: “MEMÓRIAS DO SURF”
TRAZENDO A VINHETA DE TOM VEIGA
E EMBLEMÁTICA FOTO DE TITO ROSEMBERG

Os capítulos “Memórias do Surf”, também foram inicialmente (no livro único) concebidos para serem apresentados em uma única página dupla. No projeto atual, com 5 VOLUMES totalizando 660 páginas, todos estes capítulos terão 4 páginas, uma abertura de impacto, com esta pegada acima e mais uma página dupla, com a maior carga de texto.
Enfim, o projeto atual tem a previsão de lançamento do VOLUME 1 antes do final deste ano. E logo em sequência, no ano de 2017, os volumes 2 a 5, culminando com a história recente e os grandes títulos de Gabriel Medina e Adriano de Souza.

ESBOÇO INICIAL DA ARTE DA CAPA DO VOLUME 1
TRABALHO DE ARTE DE FERNANDO MESQUITA

Reparem que esta capa foi montada em 2013, antes dos títulos de Medina e Mineiro, mas eles já estavam lá. Acima outra das web pages do site do livro com o destaque para o crédito (legendas - cliquem na foto para ampliar) das fotos escolhidas para a capa embrionária. Agora teremos cinco diferentes capas, sempre trazendo uma mescla de momentos antigos e imagens mais atuais de nossa história do surf, com a participação dos surfistas e fotógrafos que ajudaram a construir e registrar essa história.
O fotógrafo Sebastian Rojas apoia a capa com este incrível aéreo (tirado de dentro da água) de Medina em bateria no Quiksilver Prime de Saquarema em 2013; Bruno Alves e o angulo singular das pedras da Joaquina lotadas de expectadores durante o histórico Hang Loose Pro Contest em 1986; Fedoca e suas fotos da Era do Píer são registros dignos de capa. 

Ainda teremos uma outra arte para o BOX que virá com os 5 VOLUMES ao final de 2017.

MONTAGEM EM FOTO DO PRÓPRIO FERNANDO MESQUITA
TRABALHO REALÇANDO AS CORES DA BANDEIRA BRASILEIRA
ONDA DA PONTA DO CEPILHO – RJ
BOA OPÇÃO PARA A CAIXA – BOX, CONTENDO OS 5 VOLUMES


Todo o trabalho que venho fazendo nestes últimos quatro anos teve o respaldo das marcas que vocês encontram aqui ao lado (e na página PARCEIROS no site do livro). O apoio deles me permitiu fazer algumas das viagens e entrevistas necessárias, até agora, mas ainda há um longo caminho de pesquisa que está em curso.
Hoje, segundo meus produtores culturais, o Volume 1 já está aprovado no Proac – ICMS, Estadual de São Paulo, mas ainda aguardamos a publicação do mesmo no Diário Oficial, para iniciar a captação dos recursos e realmente poder partir para a concretização do livro impresso.
Nesse meio tempo este BLOG - Histórias do Surf, permanecerá ativo; não só até o lançamento do livro, mas também continuando a contar e analisar os desenlaces futuros do surf brasileiro. Em muitos casos o blog abordará de forma ainda mais detalhada e abrangente, assuntos que no livro terão de ser apresentados de forma mais sucinta, devido à própria personalidade de cada produto, porém sempre com o devido peso histórico.
A ideia é que meus “herdeiros e sucessores” mantenham as informações deste blog ativas, na forma mais moderna que as tecnologias do futuro nos permitirem. Por hora curtam as quase 80 postagens aqui apresentadas, bem como um aperitivo dos 7 primeiros capítulos do livro, publicados no blog no segundo semestre de 2013. E aguardem o livro no final do ano.

Maiores informações no site do livro www.hsurfbr.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário