segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CARLOS BURLE, EXEMPLO - ÍCONE

Mais um início de ano promissor

O ano de 2016 já começa bonito para o surf brasileiro nas competições. O pernambucano Carlos Burle fez duas finais nos eventos de ondas grandes da temporada 2015 \ 2016. E o carioca Lucas Silveira abriu o ano vencendo o Mundial Pro Junior da WSL em Portugal.
 PERFIL DE CARLOS BURLE PARA O EVENTO TITANS OF MAVERICKS

Mavericks é uma das ondas mais intimidadoras do planeta, este evento para 24 convidados não faz parte do circuito mundial de ondas grandes da WSL, mas já tem uma tradição. Este foi o décimo evento desde 1999. Carlos Burle foi o único brasileiro que chegou a duas finais, em 2010 e agora em 2016.

IMAGEM RECORTADA DA TRANSMISSÃO PELA INTERNET
TODAS AS 7 BATERIAS DO EVENTO PODEM SER VISTAS NA RED BULL TV

Muitas informações interessantes podem ser encontradas também no site do evento TITANSOFMAVERICKS.COM explicando todos os critérios. Nesta competição da temporada 2015 \ 2016 dois brasileiros foram convidados, além de Burle, outro pernambucano Alex “Blau” Martins, que reside há vários anos na Califórnia, também participou e chegou até a semifinal.

OS FINALISTAS NO BARCO, LOGO APÓS A FINAL DIA 12 DE FEVEREIRO EM 2016
DA ESQUERDA PARA A DIREITA: GREG LONG, CAMPEÃO DESTE EVENTO EM 2008; O AUSTRALIANO JAMIE MITCHELL, ÁS DAS COMPETIÇÕES DE REMADA OCEÂNICA; O JOVEM LOCAL TRAVIS PAYNE; NIC LAMB, DE SANTA CRUZ, VENCEDOR DESTA EDIÇÃO, COM A CHAMPAGNE; CARLOS BURLE DE AMARELO; E TYLER FOX, RESIDENTE DE APTOS, LOGO AO SUL DE SANTA CRUZ

Carlos Burle é um verdadeiro exemplo como surfista, aos 48 anos de idade era o surfista mais velho e experiente do evento. Carlos competiu com uma contusão no joelho, ocorrida ainda no final do ano passado, durante o Peahi Challenge. Mesmo assim foi capaz de fazer duas finais nos eventos seguintes de ondas grandes em Todos Santos, no México, em janeiro e agora no norte da Califórnia. Durante a transmissão do campeonato de Mavericks deu uma bela entrevista para um dos especialistas em Mavericks, Matt Ambrose, participante do “Comitê dos 5”, liderado pelo lendário Jeff Clark e que define a lista de convidados.

PROCUREM A ENTREVISTA DE CARLOS BURLE AO FINAL DA TERCEIRA BATERIA DO EVENTO, A PARTIR DAS 2 HORAS E 20 MINUTOS DA TRANSMISSÃO QUE TEM UMA DURAÇÃO TOTAL DE 7 HORAS

Carlos Burle tem um currículo impressionante e será apresentado em um capítulo de 8 páginas no projeto do livro “A GRANDE HISTÓRIA DO SURF BRASILEIRO”, que sairá em 5 Volumes a partir deste ano. Ainda não fiz a entrevista com Carlinhos para este projeto, embora tenha o entrevistado para um perfil na revista Hardcore, ainda nos anos 90. Naquela década ele começava a se destacar com capas em Sunset Beach e tubos em Off-The-Wall e no Backdoor em dias grandes. Em 1998 venceu o primeiro campeonato de ondas grandes, um evento da ISA, patrocinado pela Reef, em Isla Todos Santos no México. A partir dos anos 2000 se transformou em um dos mais respeitados big riders do planeta. Burle esteve na linha de frente do tow-in surfing, buscando ondas pelos quatro cantos do planeta. Quando o surf na remada tomou um novo ímpeto, não perdeu o passo, vencendo também o primeiro circuito mundial de ondas grandes, quando o conceito foi criado por Gary Linden na temporada 2009 \ 2010.

CARLOS SURFANDO EM MAVERICKS EM UM DIA BEM MELHOR QUE O DO CAMPEONATO DE 2016. IMAGEM RETIRADA DO SITE GLOBO.COM

Burle se provou em todos os tipos de ondas. Lajes brasileiras e internacionais. Respeitado pelos surfistas internacionais e tomado como exemplo por jovens brasileiros que se lançam na busca de ondas grandes. A beira dos 50 anos ainda encontra competitividade, compensando com experiência e inteligência nas baterias, o ímpeto da juventude.

COMPETINDO NO PEAHI CHALLENGE EM DEZEMBRO DE 2015
 E A CAMINHO DA FINAL EM TODOS SANTOS EM JANEIRO DE 2016
FOTOS RETIRADAS DO SITE DA WSL

Em 2002 Carlos Burle ficou com o prêmio máximo do XXL, por dropar uma onda estimada em 68 pés em Mavericks, surfando de tow-in em parceria com seu lendário companheiro pernambucano Eraldo Gueiros.

EM ABRIL DE 2002, ANTES DESTA CORTEJADA PREMIAÇÃO SER ASSUMIDA PELA BILLABONG E DEPOIS PELA ASP \ WSL, BURLE GANHOU 50.000 DÓLARES E UM CARRO 4x4. FOTO: NILTON BAPTISTA

Nos últimos dez anos Carlos tem viajado com jovens surfistas como Pedro Scooby, Maya Gabeira e Felipe Cesarano, passando seu conhecimento, não só para estes mais próximos e parceiros, como para toda a nova geração de surfistas brasileiros, ciente de sua condição de um dos mais experientes surfistas brasileiros em ondas de respeito.
Em uma linhagem que vem de nossos primeiros big riders, como Betão, Bocão, Otávio Pacheco, Renan Pitanguy e diversos outros pioneiros que se atiravam nas ondas grandes, podemos sentir que a fonte de talentos corajosos e com atitude para desempenhar em ondas de qualidade, não vai parar de jorrar. A experiência de Burle e de todos que vieram antes ajudará em suas trajetórias.
Dois jovens talentos cariocas, que acabaram de chegar aos 20 anos, faço questão de deixar o registro aqui:

LUCAS SILVEIRA ACABA DE VENCER O MUNDIAL PRO JUNIOR DA WSL DA TEMPORADA 2015, MAS QUE FOI REALIZADO EM 2016 NAS ONDAS DE ERICEIRA EM PORTUGAL

LUCAS, EM 2014, JÁ HAVIA FICADO COM O TÍTULO DE ROOKIE DA TRÍPLICE COROA HAVAIANA, UM BELO PRESSÁGIO, POIS O HAWAII É O CAMPO DE PROVAS DEFINITIVO. FOTO RETIRADA DO SITE SURFLINE

Nas seções iradas que rolaram em Peahi nesta temporada de El Niño (2015 \ 2016), as imagens de uma onda fantástica de Pedro Calado impressionaram a todos. Temos uma nova safra de jovens big riders (de ondas gigantes) com Calado, Lapinho Coutinho, Lucas Chumbinho, que mal chegaram aos 20 anos e já se atiram em ondas descomunais.

A ONDA QUE MUITOS ESTÃO CONSIDERANDO A MAIOR DESTA TEMPORADA
PEDRO CALADO, EM FOTO DE BRUNO LEMOS, RETIRADA DO SITE WAVES

Procurem por esta onda (e outras) nas fotos e filmes inscritos no XXL, agora um “show” organizado pela competente batuta da WSL.
E também passeiem pelo link oferecido acima para acompanhar o evento TITANS OF MAVERICKS. Recomendo navegarem no site do evento, assumido por novos empreendedores: http://titansofmavericks.com/history/

Aqui neste blog ainda colocarei uma postagem bem mais abrangente com a história (contada pelo próprio Carlos Burle), de sua jornada no surf, de forma bem mais profunda e abrangente – diferenciada – de como sairá no capítulo do livro. Para finalizar este post a primeira capa havaiana de Burle, competindo no Billabong AAAAA, em Sunset Beach, dezembro de 1989.

CARLOS BURLE EM CAPA DA FLUIR #52 DE FEVEREIRO DE 1990
FOTO: JOHN CALLAHAN

Este blog é um aperitivo para o livro “A Grande História do Surf Brasileiro”, que começa a ser lançado este ano, em 5 VOLUMES que ao final de 2017 serão apresentados em uma caixa especial.

CONHEÇAM DETALHES DO PROJETO NO SITE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário