sábado, 19 de outubro de 2013

A ARTE - INGREDIENTE FUNDAMENTAL

A participação de artistas brasileiros no livro

Conforme eu fui concebendo o projeto (além dos fotógrafos que são o PILAR visual de qualquer livro de surf) logo pensei em uma forma de introduzir a participação de artistas.

Duas coisas vieram à minha mente. A primeira foi a produção de mapas especiais de cada uma das regiões “surfísticas” do Brasil. Paralelamente veio a ideia de dar identidade aos quatro tipos de capítulo com uma vinheta para cada um dos tópicos: Memórias, Ícones, Campeonatos e Picos.


O primeiro surfista\artista que me veio à mente e procurei foi Hilton Alves, do Guarujá, que hoje reside no Hawaii. Tem um link para o site dele na sub página parceiros do site: http://www.hsurfbr.com.br/ . Mas coloco abaixo o link para vocês clicarem e sentirem o pique de seu trabalho. Hilton, influenciado por artistas como Wyland e Lassen, criou seu próprio tempero, ele me impressionou muito quando vi um quadro que reproduzia a praia das Astúrias e mais outro que pintava ondas perfeitas com os prédios de Pitangueiras ao fundo. Exatamente este tipo de obra “realista” mas com uma interpretação artística... Era o que eu estava procurando para o livro. A ideia, nos capítulos de PICOS, é ter um mapa da região e também um desenho de uma determinada praia. VEJAM A POSTAGEM DO CAPÍTULO 2 (abaixo = 31/07/2013).

2 EXEMPLOS DE OBRAS DE HILTON ALVES




Cliquem aqui para ver sua BIOGRAFIA: http://theartofhilton.com/#home

VINHETAS
A ideia das vinhetas seria uma coisa simples, quatro pequenas imagens que se repetiriam ao longo dos capítulos, quando pensei nisso ainda não havia feito contato com Fernando Mesquita (que é o Diretor de Arte do projeto) e por serem ilustrações que entram pequenas, achei que ele mesmo poderia elaborar estes desenhos gráficos de identificação.
Porém, Fernando “Grilão” veio com a sugestão de Tom Veiga. Por já conhecer o trabalho dele, endossei de bate pronto. Para o CAPÍTULO 2 foi utilizado um quadro que já estava pronto. Ele fez mais alguns esboços especiais para o livro, mas na medida em que a produção do livro for se concretizando, nos próximos 12 meses, novas surpresas virão, veja aqui quatro exemplos de seu estilo artístico único:
PICOS

CAMPEONATOS

ÍCONES

MEMÓRIAS

Tom Veiga é um talento notável e tem angariado reconhecimento internacional. 
Sua série WAVES é instigante: http://www.seriewaves.com/
Recentemente Tom me mandou por e-mail um link de um pequeno vídeo que foi produzido com ele a respeito de sua carreira, sua visão artística e do trabalho que vem fazendo para a Mormaii. Vejam aqui o link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=1blhkgPiTcw FANTÁSTICO  

EVOLUÇÃO DO MAPA
Não menos fantástico é o trabalho de Leandro Silva. Ele entrou na história como uma indicação de Hilton Alves, que estava absorvido pelo trabalho do maior mural de surf do mundo, Hilton indicou Leandro (carioca) que caiu como uma luva para fazer o mapa referente ao CAPÍTULO 2, este projeto ainda está em construção, vejam uma série de imagens (feitas com celular) em estágios diferentes do progresso. Um quadro que em seu original está sendo montado com 60 centímetros de altura, por 3,20 metros de um lado ao outro.
Leando Silva também está envolvido em um trabalho minucioso de desenhos que retratam a vegetação da Mata Atlântica. 
Sintam seu dom para este trabalho em seu site: http://leandroscarte.wix.com/leandrosilva A “Galeria 3” traz um ensaio interessante.
Vejam agora o progresso da arte que irá compor o Capítulo 2. Este quadro, quando estiver pronto, abrangerá do Pão de Açúcar, no canto esquerdo, até a Restinga da Marambaia, com uma série respeitável apontando no rivermouth da Guaratiba.

VIAJE NESTAS IMAGENS





Não percam uma prévia do CAPÍTULO 5 no final deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário